O chá branco é uma infusão de chá de folhas jovens (novos botões que cresceram) e que não sofreram efeitos de oxidação. Os botões podem estar protegidos da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.


O chá branco é oriundo da planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá preto. Esta bebida destaca-se pela sua forte ação antioxidante, principalmente porque possui grandes quantidades de catequinas, um tipo de polifenol.


A diferença entre os chás, branco, verde e preto, está na fase em que a planta é colhida e a maneira como são preparados.

 

O chá branco é produzido a partir das folhas novas e brotos, parte mais nobre da planta, que são colhidos antes das flores se abrirem. A coloração prateada desses brotos e folhas fez com que a bebida recebesse o nome de chá branco. A planta não passa por fermentação e, por isso, conta com menor quantidade de cafeína e uma ação antioxidante mais forte. Os processos para preparar a planta são a vaporização parcial e a secagem ao ar na luz natural.

 

Além das catequinas (um tipo de polifenois que são potentes antioxidantes), outra substância presente no chá branco é a L-teanina. Esta trata-se de um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar.

 

Este chá também possui cafeína, em quantidades menores do que o chá verde e o preto. A cafeína tem um efeito estimulante, aumentando a disposição e diminuindo a sonolência e a fadiga. Esta também ajuda no emagrecimento por ter uma ação termogénica, que aumenta o gasto energético do corpo.




Estudos realizados no College of Health and Human Science, nos Estados Unidos, mostraram que o chá branco possui níveis mais altos de catequinas em relação a outros chás. Isto significa que ele se destaca por uma forte ação antioxidante.




Leave a Reply

* Required Field
A Sonatural faz parte do Grupo GL,SA