Água de Coco

A famosa água de coco concentra muitos benefícios em poucas calorias e é, por isso, a bebida de muitos desportistas.

 

Apesar de a associamos naturalmente ao calor, às praias exóticas e ao verão, longe vão os dias em que a água de coco apenas era servida à beira mar de países tropicais.

 

De facto, esta tem aumentado a sua popularidade no mundo inteiro, fazendo jus às suas inúmeras propriedades saudáveis. Além de bastante saborosa, tem poucas calorias, é rica em potássio e excelente para a hidratação.



Propriedades

A água de coco é, de facto, uma das bebidas do momento. Possui, em média, 40 calorias por cada 200ml. É composta basicamente por água (93%) e açúcares (5%), além de conter sais minerais e vitaminas.

 

Conhecida por ser uma das melhores fontes naturais de eletrólitos, a nível nutricional é uma excelente fonte de vitaminas, (vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B), minerais, (potássio, fósforo, magnésio, cálcio e sódio) e fito-hormonas que têm propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo.


Além destes micronutrientes, contém também uma pequena quantidade de proteína, fibra, açúcares simples e lípidos. Os lípidos do coco, apesar de saturados, são facilmente digeridos, metabolizados e usados como fonte de energia pelo organismo, não apresentando riscos para a saúde. 

 

É fonte de zinco e manganês, que tem um alto poder antioxidante. Uma das qualidades mais importantes da água de coco é promover a hidratação, inclusive da pele, tornando-a mais bonita.



Observações

Devido à presença de enzimas bioativas, como a fosfatase ácida ou a desidrogenase, a água de coco acelera o metabolismo, queimando calorias mais rapidamente.